Você com certeza já sentiu isso: uma enorme sensação de angústia, ao se ver cercado por informações por todos os lados, sem saber o que é relevante. Uma pressão gigantesca para ser “antenado em tudo” (acompanhando o que se passa em jornais, revistas, TV e internet), sem ter muita noção da utilidade disso tudo. O resumo* que segue trata sobre isso...
Em um mundo em que dados e notícias chegam até você em um piscar de olhos, você não pode se esquecer de fazer a pergunta: afinal, eu preciso mesmo dessa informação toda?
Sugestão: sente-se, pegue uma folha de papel, uma caneta ou um lápis e anote que tipo de informação é realmente relevante pra você – como pessoa, como profissional, como dono de empresa e para a sua empresa.
Feita a lista, coloque na frente de cada item as fontes onde você pode obter esses dados. Assim, você pode saber que tipo de revista ou jornal você (ou a sua empresa) precisa assinar – ou quais sites ou livros têm o que você necessita.
Cuidado: o excesso de informações é uma onda que nos afoga. É preciso ter disciplina. É preciso focar, definir aquilo que você quer obter. Este é o desafio do tempo moderno.
Se você é um estudante universitário, por exemplo, não se engane: é claro que você deve ler – estudar os assuntos relevantes para a sua área. Mas você deve ler um livro de cada vez – sem pressão, sem ansiedade. É dessa forma (um livro após o outro) que você constrói o seu conhecimento. Cuidado para não ficar paralisado, sem saber por onde começar, achando que deve “devorar” uma biblioteca durante o curso superior. Os estudos não terminam depois da graduação, lembra?
Veja que, durante a noite, quando você está em casa, você pode ver a novela, ler um livro ou buscar informações na internet: a escolha é sua. E é a disciplina dessa escolha que fará a diferença. Lembre-se que as oito horas que fazem a diferença são aquelas em que você não está nem em repouso (dormindo), nem no trabalho.
Empresas também devem ficar atentas a esse excesso de dados. Às vezes, é possível resolver problemas verbalmente – sem a necessidade de relatórios, requisições ou e-mails. Perde-se muito tempo com isso (são mais documentos para analisar). A comunicação dentro da empresa deve ser mais racional e prática.
Daqui pra frente esse mar de informações só vai crescer. É importante analisar cada coisa – perder a ansiedade com a informação. Você deve colher somente aquilo que é relevante pra você – que te leve, pessoal e profissionalmente, ao desenvolvimento.
Leonardo Donato
Sugestão: sente-se, pegue uma folha de papel, uma caneta ou um lápis e anote que tipo de informação é realmente relevante pra você – como pessoa, como profissional, como dono de empresa e para a sua empresa.
Feita a lista, coloque na frente de cada item as fontes onde você pode obter esses dados. Assim, você pode saber que tipo de revista ou jornal você (ou a sua empresa) precisa assinar – ou quais sites ou livros têm o que você necessita.
Cuidado: o excesso de informações é uma onda que nos afoga. É preciso ter disciplina. É preciso focar, definir aquilo que você quer obter. Este é o desafio do tempo moderno.
Se você é um estudante universitário, por exemplo, não se engane: é claro que você deve ler – estudar os assuntos relevantes para a sua área. Mas você deve ler um livro de cada vez – sem pressão, sem ansiedade. É dessa forma (um livro após o outro) que você constrói o seu conhecimento. Cuidado para não ficar paralisado, sem saber por onde começar, achando que deve “devorar” uma biblioteca durante o curso superior. Os estudos não terminam depois da graduação, lembra?
Veja que, durante a noite, quando você está em casa, você pode ver a novela, ler um livro ou buscar informações na internet: a escolha é sua. E é a disciplina dessa escolha que fará a diferença. Lembre-se que as oito horas que fazem a diferença são aquelas em que você não está nem em repouso (dormindo), nem no trabalho.
Empresas também devem ficar atentas a esse excesso de dados. Às vezes, é possível resolver problemas verbalmente – sem a necessidade de relatórios, requisições ou e-mails. Perde-se muito tempo com isso (são mais documentos para analisar). A comunicação dentro da empresa deve ser mais racional e prática.
Daqui pra frente esse mar de informações só vai crescer. É importante analisar cada coisa – perder a ansiedade com a informação. Você deve colher somente aquilo que é relevante pra você – que te leve, pessoal e profissionalmente, ao desenvolvimento.
Leonardo Donato
* Resumo do programa de TV Motivação & Sucesso com o prof. Marins, exibido em 2003.
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