segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A força e o poder de perseverar


O texto* abaixo começa com uma pergunta: o que um grego que viveu há mais de dois mil e trezentos anos teria para nos ensinar hoje? Confira...


Demóstenes (384 a.C. – 322 a.C.) foi um dos principais oradores da Grécia antiga. Mas antes de se tornar famoso por seus discursos contra Filipe II, rei da Macedônia (que queria dominar e escravizar a Grécia), Demóstenes teve que superar uma grande dificuldade: ele era gago. Mal conseguia falar.

Depois de assistir um julgamento em que um orador (Calístrato) mudou um veredicto que parecia selado, Demóstenes, ainda garoto, ficou surpreso com o poder da oratória. E desejou alcançar o mesmo sucesso. Mas sua gagueira tornava o sonho quase impossível. Quase.

Para superar sua limitação, Demóstenes pegava algumas pedrinhas do fundo de um rio, colocava na boca e forçava-se a falar. Ele declamava poemas e fazia discursos na praia, de frente para o mar, tentando superar o barulho das ondas.

Treinava para que, ao falar no meio da multidão, ovacionando ou xingando, conseguisse falar mais alto que todos. Aprendeu sobre a arte da retórica estudando os discursos dos grandes oradores antigos. Ficava em casa, copiando trechos e mais trechos dos grandes clássicos gregos. Assim, ele se tornou o maior orador de Atenas.

Essa é a força da vontade. Essa é a força da perseverança.

Muitos de nós, na posição e condição de Demóstenes, desistiríamos. Esperamos que as coisas aconteçam facilmente – se o objetivo é muito difícil, consideramos que não vale a pena lutar. Mas o fato é que não é possível vencer assim.

Devemos perseverar sempre. Não desistir. Você certamente conhece pessoas que alcançaram o “sucesso” sem esforço. Mas são as exceções que confirmam a regra. Pessoas assim geralmente não dão valor algum ao que conquistaram – afinal, caiu do céu. É o esforço, o caminho percorrido, que realmente validam o sucesso.

Repare que Demóstenes não adaptou seus objetivos à sua condição. Sendo gago, ele lutou para vencer sua dificuldade para atingir a meta desejada – combater, por meio dos discursos, a ameaça do rei da Macedônia.

Nós, por outro lado, costumamos fazer o contrário: adaptamos o objetivo à nossa condição. Se a condição não é boa, o objetivo vai até aquele limite – não lutamos para superar a barreira.

A palavra perseverar significa conservar-se firme, constante. Significa continuar, persistir. O exemplo de Demóstenes nos mostra que só é possível alcançar um grande sonho fazendo um grande esforço e, principalmente, persistindo nesse esforço.

Agora pense: qual será o esforço de perseverança, de disciplina, de empenho, de dedicação que ainda falta para você superar a barreira que separa você dos seus sonhos? Não é hora de superá-la? Pense nisso.

Leonardo Donato

* Inspirado no resumo do programa de TV Motivação & Sucesso com o prof. Marins, exibido no dia 04/01/04. Informações sobre a história de Demóstenes: site Wikipédia. Definição da palavra perseverança: Dicionário Michaelis.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário